“Agora é recomeçar os trabalhos, buscar inspiração para o novo momento em 2026”, diz diretor do Garantido Helen Veras

Foto: Divulgação 

“Agora é o momento de recomeçar os trabalhos, buscar inspiração para esse novo momento artístico do Boi Garantido em 2026”.  Esse é o objetivo da diretoria da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido para a construção de mais um grande espetáculo folclórico para o Festival de Parintins para o próximo ano, de acordo com o diretor administrativo do bumbá, cantor, compositor e membro da Comissão de Artes, Helen Veras Filho. 

O diretor Helen Veras assegura que a produção artística, paralela com o trabalho administrativo de toda a diretoria, na pessoa do presidente Fred Góes e do vice-presidente e diretor financeiro Marialvo Brandão, em 2025 foi conduzido com muita responsabilidade para entregar um espetáculo espetacular para a nação vermelha e branca e para o público em geral.  

“Foi um trabalho gigante, árduo, mas prazeroso pra gente que trabalha com arte, com cultura, não somente como compositor, mas como membro da Comissão de Artes, principalmente da parte de criação de algumas alegorias, junto com os desenhistas da Comissão de Artes, junto com Emerson Brasil e Alexandre Haidos, desenvolvemos várias ideais magníficas para o boi Garantido. Então, o Garantido já está indo rumo ao Bicampeonato e a gente se prepara para esse momento, uma vez que temos dois grandes líderes, um mestre em poesia chamado Fred Góes e outro grande mestre da arte de alegoria Marialvo Brandão. O presidente poeta, músico e compositor não é pra qualquer boi, e nem um super mago das alegoria como é meu amigo Marialvo Brandão", pontuou Veras.

Sobre a preparação dos trabalhos para o 59º Festival de Parintins em 2026, Helen Veras afirma que em breve a diretoria da agremiação folclórica vai anunciar a primeira fase para a criação do projeto de arena para o próximo ano, que é a abertura de inscrição, por meio de edital, de novas toadas. 

“Vamos mostrar para o público, para a nação vermelha e branca, o extraordinário, como diz a minha música: é aqui na Cidade Garantido onde as mentes brilhantes se iluminam, onde as mãos dos desenhistas brincam com o colorido das tintas, onde os artistas de alegorias retorcem o ferro, o isopor é esculpido para das a origem a fantásticas alegorias, que eu falo que são alegoria não só de isopor e de ferro, mas alegorias de poesias, que surgem através dos poemas, das músicas”, concluiu Veras.  

Toadas do Garantido resgatam ancestralidade e garantem vitória histórica no Festival de Parintins 2025

No campo musical, o compositor Helen Veras explica como composições sobre povo negro, pajelança e folclore impulsionaram o título do boi da Baixa do São José, levando o Garantido ao título de campeão do Festival de Parintins 2025 com uma vitória histórica, conduzida por toadas marcantes.

O tema “Boi do Povo, Boi do Povão” encontrou nas toadas um elo direto com o público, unindo ancestralidade, espiritualidade e brasilidade em um espetáculo consagrado.

“O Povo Negro da Amazônia”, “Xamã Bahsese”, “Terra Brasileira” e “Deusa Cunhã” deram voz ao enredo do Garantido em 2025, todas compostas por Helen Veras em parcerias que exaltam raízes ancestrais, espiritualidade indígena e a força do folclore nacional.

‘O Povo Negro da Amazônia’

A obra “O Povo Negro da Amazônia”, em parceria com Sebastião Bringel, Jorge Moraes e Maneca Sobral, exaltou a figura típica regional. A toada homenageia os povos afro-indígenas da Amazônia, destacando os quilombos e a mistura cultural que molda a identidade da região.

“Essa toada deu origem à grande alegoria da primeira noite. Foi um marco visual e musical que abriu o caminho para o título do Garantido”, afirmou Helen Veras.

‘Xamã Bahsese’

A segunda e a terceira noites foram marcadas pela força espiritual de “Xamã Bahsese”, composição de Helen com Pedro Vilaça, Alex Jorge e André Moraes.

Inspirada nos rituais dos povos Tukano, a toada mergulha na pajelança amazônica e destaca o poder de cura dos Kumuã, os curandeiros indígenas.

A performance envolveu danças tribais, fumaça e efeitos de luz para simular o transe espiritual e o combate às doenças trazidas por entidades como Waimansã.

“Essa toada foi usada tanto como ritual quanto como na evolução do pajé e dos povos originários”, pontuou o compositor.

‘Terra Brasileira’

A celebração da cultura nacional se deu com “Terra Brasileira”, de Helen Veras e Murad Azziz. A canção trouxe à arena o folclore como força de união nacional, valorizando as tradições populares do Brasil.

Danças, cores e personagens de diversas regiões do país compuseram uma grande celebração coletiva.

“Essa toada fala da alma do povo brasileiro e do nosso patrimônio imaterial”, comentou Helen.

‘Deusa Cunhã’

A toada Deusa Cunhã, de Helen Veras e Darlan Braga, marcou presença na terceira noite do Festival de Parintins 2025 como trilha da apresentação da Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira.

“Para fechar na terceira noite, também teve a toada da Cunhã-Poranga da Isabelle”, destacou Veras.

A composição, criada originalmente em 2003 para a então cunhã Tatiane Barros, exalta a figura feminina amazônica como símbolo de força, ancestralidade e encantamento.
“Todas essas quatro toadas foram essenciais para o Festival de Parintins, para a vitória e evolução de tribos originárias”, finalizou o compositor.

Com 1.259,1 pontos, o Garantido venceu as três noites e superou o rival. Com a força da trilha sonora — ancestral, espiritual e folclórica — que cravou a vitória do boi do povão no coração da galera vermelha.

SOBRE É HELEN VERAS FILHO

Filho das águas doce do rio e do verde da floresta, herdeiro da gloria vermelha dos heróis míticos das tabas amazônicas, defensor das civilizações indígenas e protetor da natureza. Helen Veras é, compositor, cantor, músico e poeta há 27 anos do Boi Garantido. Hoje diretor administrativo e membro da Comissão de Arte. Mestre em unir letra com melodia, Veras é um autor consagrado hit’s com mais de 50 toadas no festival folclórico de Parintins. O cantor-historiador, pesquisador e folclorista, já viajou o Brasil divulgando nosso folclore, representando com muita maestria a nossa cultura. Há cinco anos como diretor e produtor artístico, musical e cultural produzindo do Norte Bumbas da Tv Norte/ SBT Amazonas. 

Este ano mais uma vez incansavelmente desafiou a perfeição realizou seu PURACISAWA- A Grande Festa da Floresta” em celebração aos seus 27 anos de toada. Esse é o Veras que passou a ser chamado de “Embaixador do Folclore”.

O “Embaixador do Folclore” teve como missão em 2025 levar o Boi Garantido, o Norte Bumbas, o ritmo do boi-bumbá para o mundo, e mostrar o modo de vida amazônico, toda a música, dança e poesia deste nascedouro multirracial. 

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Nome: Helen Veras de Meneses Filho. 
Artista pela vontade de Deus
Membro da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil)
Membro da UBC (União Brasileira de Compositor/RJ)
Estudou História (Uninorte), Gestão Cultural pela Universidade Candido Mendes/RJ.
Ex. Sub Gerente da Secretaria de Cultura do Amazonas 
Ex. Conselheiro de Cultura de Manaus
Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (2021) 
Diretor Administrativo do Boi Bumbá Garantido - (2023/26)
Membro da Comissão de Arte do Boi Bumbá Garantido - (2023/2026)
Estudou história pré.colombiana e etno-história no México, Guatemala, Honduras e Peru.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS