Professora da UEA Parintins Keila Amoedo defende tese sobre pedagogia surda


Na tarde de hoje (31), a professora Drª Francisca Keila de Freitas Amoedo, docente do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou a defesa da sua tese intitulada "Por uma Pedagogia surda: narrativas de licenciandos surdos da área das Ciências Naturais-Química".

A pesquisa desenvolvida pela professora Francisca Keila Amoedo tem como
objetivo principal analisar as narrativas pedagógicas de licenciandos surdos da área das Ciências da Natureza, estabelecendo relações com os pressupostos da pedagogia surda. “Não é pertinente tratar licenciandos surdos como meros informantes de dados, uma vez que eles têm experiências de vida que podem potencializar a produção de pesquisas realizadas em colaboração, notadamente, quando se trata da educação que interessa ao povo surdo”, destacou a professora.

A defesa da tese que ocorreu no CESP/UEA, localizado na cidade de Parintins contou com a orientação da professora Drª. Tânia Maria de Lima (IFMT) e presença de uma banca examinadora composta por professores e especialistas da área, como o Dr. Adriano Gianotto (UFMS); Dr. Fábio Mariani (IFMT); Dr. Amarildo Gonzaga (IFAM); Dr. Áttico Inácio Chassot (REAMEC); Drª Cleusa Oliveira de Araújo (UEA) e Dr. Rainiomar Fonseca (UEA).

Durante a apresentação, a Drª Francisca Keila Amoedo destacou que dados preliminares indicam que no CESP-UEA vem ocorrendo avanços no campo das políticas de inclusão de surdos, especialmente em cursos de licenciatura.

A pesquisa realizada pela professora Francisca Keila de Freitas Amoedo é pioneira na região e contribui para ampliar o conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos na área das Ciências Naturais, especificamente na disciplina de Química. Espera-se que os resultados obtidos por meio desse estudo possam subsidiar a implementação de políticas educacionais mais inclusivas e acessíveis, garantindo que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico.

A Drª Francisca Keila Amoedo tem se destacado como uma referência na área de
educação inclusiva e sua tese representa mais um passo importante em direção à valorização e inclusão de estudantes surdos. A pesquisa desenvolvida por ela é um marco para a Universidade do Estado do Amazonas e para a comunidade acadêmica em geral, demonstrando o compromisso da instituição em promover a igualdade e a diversidade no ensino superior.

Com a defesa bem-sucedida de sua tese, a Drª Francisca Keila de Freitas Amoedo conclui mais uma etapa em sua carreira acadêmica, fortalecendo seu legado como pesquisadora e educadora comprometida com a inclusão e a educação superior. 

 Divulgação UEA/Parintins

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS