Coreógrafo do Garantido ensina passos de boi-bumbá para famosos no Programa do Huck, da Rede Globo

Élio Siqueira deu assessoria aos concorrentes do Dança dos Famosos na mostra de ritmos regionais brasileiros

O parintinense Élio Siqueira, coreógrafo do Boi Garantido, é um dos instrutores convidados para preparar as personalidades concorrentes no quadro Dança dos Famosos, da Rede Globo, que está celebrando ritmos regionais brasileiros. O quadro do programa Domingão do Huck apresentou, no fim da tarde deste domingo(24), o grupo de quatro atores que estão concorrendo apresentando números de boi-bumbá.


Sob a orientação de Élio Siqueira, o grupo “C” que participa da "Dança dos Famosos", apresentado por Luciano Huck, tem como competidores os atores globais Amary Lorenzo, Klara Castanho, Henrique Diaz e apresentadora e influencer Telitha Morete.


 De acordo com Siqueira, o convite para participar como um dos coreógrafos do quadro partiu do coreógrafo geral da Dança dos Famosos, Marcelo Grangeiros, em setembro do ano passado quando Élio participava de uma oficina no Centro de História Prática da Dança do Brasil em São Paulo pelo Liceu de artes e Ofícios “Cláudio Santoro”, unidade de Parintins. 

Élio Siqueira chegou nos estúdios Globo no Rio de Janeiro no dia 11 e ficou até 21 de março atuando diretamente no Centro de Treinamento da emissora para preparar os competidores do grupo “C” para a disputa de dança, sendo o principal orientador no ritmo de boi-bumbá. Durantes essas duas semanas Amary Lorenzo, Klara Castanho, Henrique Dias e Telitha Morete receberam aulas sob a supervisão direta de Élio Siqueira, sendo que o quadro de disputa de dança é composto, além do boi-bumbá, dos ritmos de Quadrilhas do Maranhão, Samba e Danças Gaúchas. Para a competição as toadas de boi-bumbá executadas foram “Vermelho” de Chico da Silva pelo Boi Garantido e “Ritmo Quente” do Grupo Canto da Mata pelo boi contrário. 

“A gente sabe que o boi é tão conhecido mundialmente, e ao mesmo tempo, tem pessoas que não conhecem e vai passar a conhecer a partir de agora. Então, a importância de levar o nosso ritmo para pra lá (Rede Globo) é fundamental para o próprio crescimento do boi-bumbá de Parintins, que vai ser projetado ainda mais, de uma maneira grandiosa, dentro de um programa de maior audiência, que é o Domingão com o Huck”, ressaltou Siqueira, destacando também um pouco dos bastidores dos ensaios. “Quando tocava a toada, eles já conheciam, eles cantavam a toada Vermelho e isso pra gente é de grande importância. Isso só vai engradecer mais a nossa cultura”, revelou.

Sobre Élio Siqueira

Élio Siqueira é coreógrafo oficial do Boi-Bumbá Garantido de 1997 a 2017, instrutor de dança na "Universidade do Folclore Paulinho Farias"(Escola de artes do Boi Garantido) de 2009 a 2014, instrutor de dança no Liceu de Artes e Ofícios “Cláudio Santoro” - Unidade Parintins, foi também coreógrafo do Boi Contrário em  2018, trabalhou em projetos sociais como "Projeto Pelotão Mirim" como instrutor de dança, participou de alguns festivais da região como Çairé em Alter do Chão 2000 a 2007, Festival Folclórico de Presidente Figueiredo, Festival Folclórico de Nova Maracanã- Faro de 2009 a 2018. 

Foi jurado no Festival de Quadrilhas de Faro, participou do Festival de Quadrilhas de Faro em 2017.Trabalhos pelo Boi Garantido: várias coreografias de palco como Zuruahá, Suruí Paeté, Pajé dos Pajés e coreografias de arena como Tribão e Tribos coreografadas. Trabalhos pelo Boi Contrário: coreografias de palco como É Dia de Boi, Festança Multicultural, Dowari- O caminho dos Mortos em 2018. Coreografias de Arena: Tribão e Tribos coreografadas "O Cativo ". Coreografias de palco em 2019: A Vida Me Fez Caprichoso, Mistura de Um Povo, Rainha do Povo Azulado, Neñia- As Três Preces e Favorável Sentença. Coreografias de Arena pra 2019: Mistério/ Segredo.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS