Projeto de Aldo Cabral vai resgatar em livro contextos históricos de Parintins


O Projeto "Parintins Historias e Contextos" do artista visual Aldo Cabral, vai retratar em livro a simplicidade de um povo cosmopolita, de imigrantes, como judeus, turcos, japoneses, portugueses, italianos, alemães, nordestinos, povos originários.
 
Aprovado pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), subsidiado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal.

De acordo com o proponente do projeto, Aldo Cabral, o objetivo da iniciativa é democratizar o entendimento de uma cidade mágica de pessoas visionária de um povoado inteligente, pacato e muito criativo, assinalando nos anais das histórias de pessoas simples que contribuíram para em engrandecimento da cidade, comerciantes, a igreja, o extrativismo, regatões a sociedade da época de 70, 80 e 90, o cinema em Parintins e criação de bairro como o Palmares na cidade, e de um dos maiores festivais a céu aberto do mundo de pessoas anônimas e ilustres da comunidade, vindo da visibilidade a partir desses contextos histórico.

Cabral informa ainda que o material da literatura vai retratar o contexto do cotidiano simples do costume dessa época desde a trocas comerciais dos regatões, o drama da subida das águas amazônicas, encantaria, além de alguns recortes sobre moradores desse período e o cenário cultural de Parintins. 

"A partir dos panoramas da igreja católica e deixando registro para prosperidade desta cidade no Amazonas conhecida ilha tupinambarana a ilha encantada", disse Aldo.

Sobre o autor
  
Aldo Simas Cabral, graduado em Expressão visual (UFAM)   licenciado em artes visuais (UFAM) especialista em gestão pública (UEA) e  mestre em poética (UFRGS), pesquisador, arte educador, artista visual e cineasta e escritor.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS