Texto: Franci Maia - Fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
A Justiça Eleitoral de Parintins iniciou o treinamentos de mais de 700 mesários voluntários, tanto na zona rural quanto urbana do município.
Segundo o chefe de Cartório da 4ª Zona Eleitoral, Antônio Mariano Silva, na zona rural os servidores da Justiça Eleitoral que se deslocaram de Parintins para as comunidades realizam o trabalho de orientações aos novos mesários.
Os treinamentos estão sendo feitos na Justiça Eleitoral de Parintins e na escola de tempo integral - CETI Deputado Gláucio Gonçalves.
O treinamento preparatório está sendo realizado nos turnos matutino e vespertino conforme os grupos de mesários voluntários que iram atuar em cada escola.
Está previsto até sábado (24) o encerramento dos treinamentos, deixando os mesário aptos a desenvolverem suas funções conforme o planejado no dia 06 de outubro segundo orientações aprendidas em vídeo aulas.
O chefe de cartório destacou a importância dos voluntáriados comparecerem no dia previsto de treinamento.
"Para quem for convocado e não puder comparecer, segundo o artigo 120, inciso 4º, do Código Eleitoral, terão o prazo máximo de cinco dias, a contar do recebimento da carta de convocação, para alegar o motivo de não comparecer. Mediante isso o mesário deverá encaminhar o pedido de dispensa a juíza da Zona Eleitoral, juntamente com a comprovação da impossibilidade de trabalhar. O pedido será avaliado podendo ser aceito ou não a justificativa", explicou Mariano.
Tags:
Eleições 2024