Os Agentes Comunitários de Saúde - ACS serão os principais parceiros do projeto de Coleta Seletiva Domiciliar que está em implantação no município de Parintins, executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Sedema.
Nesta terça-feira, 20, a Sedema reuniu cerca de 150 agentes no Auditório Dom Arcângelo Cérqua para a capacitação que tratou de todos os passos da coleta e as orientações que serão levadas à população.
O secretário da Sedema Wescley Tavares, explicou que o projeto tramita desde o ano de 2017 e somente em março deste ano os recursos foram liberados por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente - FEMA.
Os valores para a execução do projeto piloto são de R$ 581 mil com a contrapartida do município.
A capacitação tratou da lmplantação da Politica de Residuos SóIidos Passíveis de Coleta Seletiva Domiciliar na cidade de Parintins com a apresentação do secretário Wescley Dray; Capacitação de Líderes Ambientais pela assessora ambiental Tatyane Souza; Importância da Coleta Seletiva por Karoline Fernandes; Experiência com Coleta Seletiva pela educadora da Cáritas Diocesana Geovana Ribeiro.
O secretário Wescley Dray ressaltou a importância da atuação dos agentes de saúde no projeto porque são eles que visitam as casas levando as orientações para a população. Em todo o município são 292 agentes comunitários de saúde.
A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Leidiane Valente, disse que a parceria Sedema e Semsa, fortalece a política de resíduos que visa não só a coleta seletiva, mas principalmente o bem-estar da população.
Tags:
Meio Ambiente