Círculo Sagrado abriu espaços para Dialogar sobre os conceitos Opressão x Libertação |
A celebração antecipada da Lua Cheia de setembro cedeu espaço para diálogos sobre os anúncios de Paulo Freire, o patrono da Educação Brasileira, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Nascido no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco, o Educador faria, este ano, 103 anos, por isso as homenagens em várias partes do mundo.
O encontro para os diálogos sobre Freire aconteceu no Cóio das Utopias - Bairro Tonzinho Saunier, no final da tarde de domingo, 15, com o tema “Lua Cheia traz anúncios do Educador Paulo Freire”, o Círculo Sagrado de Saúde abriu espaços para Dialogar sobre os conceitos Opressão x Libertação sob o olhar da Educação Popular sob estratégia de fortalecimento dos coletivos na defesa da Justiça Popular.
Uma Mandala delimitada em dois polos, de um lado símbolos e imagens representando opressão; do outro, elementos simbolizando libertação. O cenário foi preenchido com folhagens panelas, guardanapo, imagens de subalternalidades e, terra, água, plantas, flores, sementes, livros, imagens das lutas sociais, nomes de lutadores e lutadoras, penas, banners, ervas, sementes, água, terra, e princípios da Educação Popular.
Pesquisas da organização do Círculo apontam que a Lua Cheia de Setembro, que acontece neste dia 17, terça-feira, é Guardiã das gerações futuras. “A Lua de Setembro nos provoca encontrar nossa verdade pessoal, silenciada, encarando o futuro sem medo e manifestando nossos compromissos com valores universais de Justiça. Somos responsáveis pela vida das próximas gerações e nos cabe construir coletivamente o Bem-Viver, Pedagogias Libertárias eliminando de nossas memórias, práticas, padrões negativos, doentios, violentos, materialistas, consumistas ou separatistas” cita a organização, apoiada nas influências da Lua Cheia, segundo “O Anuário da Grande Mãe - Influências da Lua Cheia”.
Durante o encontro os participantes problematizaram a realidade em momento de recolhimento registrando memórias/sombras de opressão vivenciadas em suas trajetórias.
Houve ainda momento de poesias em homenagem ao Educador Paulo Freire. Uma das contribuições veio de Duda Quadros, membro da coordenação da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde. Em reverência à Lua Cheia foi apresentada a poesia da poeta parintinense Joelma Maia “Recados da Lua”.
Os Círculos Sagrados de Saúde são construções coletivas da TEIA, Articulação Parintins Cidadã, Coletivo de Mulheres de Fibra da Amazônia, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, Marcha Mundial das Mulheres, Fórum de Educação do Campo, das Florestas e das Águas - Paulo Freire.
Fotos: Floriano Lins
Tags:
Geral