A Paróquia Nossa Senhora do Carmo anunciou, no domingo (27/4), durante a celebração do Domingo da Misericórdia, o tema e o lema que irão nortear as reflexões do novenário da Padroeira da Diocese de Parintins, marcada para ocorrer de 6 a 16 de julho.
Durante a missa realizada na Catedral do Carmo, o pároco, padre Dorival Nascimento, revelou que o tema deste ano será “Maria, Mãe da Esperança”, enquanto o lema escolhido é “Peregrinantes com Maria, a Rainha de toda a criação”(cf. Ap 12,1).
A escolha, segundo o religioso, reflete a importância de Maria como guia espiritual para o povo de Deus, especialmente neste período em que se celebra o Ano Jubilar de 2025 e o jubileu de 70 anos da Diocese de Parintins.
“Diante desta premissa, a Festa de nossa padroeira, deste ano, será momento oportuno para rezarmos e ampliarmos nossa reflexão sobre essas duas realidades, fontes de inspiração para o tema e o lema da Festa do Carmo 2025.”, destacou padre Dorival.
O pároco explicou que a inspiração para a escolha do tema veio do documento conciliar Lumen Gentium (n. 68), que apresenta a Virgem Maria como um sinal de esperança e consolação para o povo cristão em sua caminhada.
“‘Maria é sinal de Esperança’” porque nos ajuda a olhar para o futuro a partir da sua vida e da Vida de Cristo. Olhando para a vida de Maria, com seus gestos e palavras, a partir dos Evangelhos, encontramos muitos sinais iluminadores para o nosso caminho de peregrinos da esperança. Portanto, onde está Maria, está Cristo nossa Esperança.”, afirmou.
A segunda parte do lema, que proclama Maria como “Rainha de toda a criação”, foi inspirada na Oração da Campanha da Fraternidade 2025 e na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O documento pontifício ressalta o papel de Maria como cuidadora do mundo ferido e a apresenta como a Mulher glorificada, símbolo da plenitude da criação.
“Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza” (LS 241).
Padre Dorival finalizou o anúncio convidando os fiéis a confiarem sempre na proteção da Virgem do Carmo.
“Neste Ano Santo, somos convidados a invocar a Virgem do Carmo em todos os momentos de nossas vidas, sejam eles de alegria ou de dificuldade. A Mãe de Deus sempre vem em nosso auxílio”, concluiu.
_Por João Moraes/ Alvorada Parintins e Mídia Cabocla_
Tags:
Religião