O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), divulgou o balanço das ações realizadas no 58º Festival de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), que bateu recorde de público com 120 mil visitantes. As atividades aconteceram antes e durante o Festival, com foco na fiscalização de instrumentos de medição, apoio à segurança pública e ações de orientação ao consumidor.
“Tivemos ação efetiva no maior Festival do nosso Estado, fortalecendo o trabalho do Inmetro junto ao Governo do Amazonas, reforçando a transparência e a confiança nas relações de consumo. Cumprimos nossa meta de fiscalizar e apresentar nossos canais de informação. A prioridade é fazer com que os direitos dos consumidores sejam sempre resguardados”, afirmou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Fiscalização técnica preventiva
Cerca de um mês antes do Festival, a equipe do Ipem-Am esteve em Parintins, atuando com fiscalização em mais de 80 comércios. Produtos e os instrumentos passaram por verificação e fiscalização, como: balanças de comércios e mercados, bombas de combustíveis, produtos da cesta básica e materiais de higiene e limpeza.
Nas irregularidades, foram encontradas escala ilegível (quando o peso não está claro no visor), e dígitos danificados em bombas medidoras de combustíveis, o que impossibilita a leitura correta do volume entregue e o preço a ser cobrado, além de mangueira em mau estado de conservação.
Em Manaus, também de maneira antecipada, o órgão participou de ação conjunta com o Detran-AM para verificação de 15 etilômetros (conhecidos popularmente como bafômetros), que foram usados nas fiscalizações da Lei Seca em Parintins.
Outra ação realizada ainda na capital, aconteceu no Aeroporto de Manaus, onde foram fiscalizadas balanças utilizadas no espaço, garantindo o uso correto dos equipamentos no despacho de bagagens.
“A atuação antecipada foi fundamental para garantir que os instrumentos usados em ações de fiscalização estivessem funcionando corretamente, protegendo tanto os condutores quanto a credibilidade das operações”, destacou Adriano Cardoso, chefe do Departamento de Metrologia (DEMEL).
Equipe técnica e atuação educativa
Na semana do Festival, 12 profissionais das áreas de Departamento de Avaliação da Conformidade (DCONF) e do setor de pré-medidos (produtos embalados na ausência do consumidor) e do Departamento de Metrologia Legal (DEMEL), chegaram a Parintins para reforçar o trabalho local.
Como parte da abordagem educativa, foram distribuídas ventarolas personalizadas com informações sobre os serviços do Ipem-AM e os canais oficiais de atendimento e denúncia. O material foi entregue em pontos estratégicos da cidade, como mercados e áreas de grande circulação, promovendo o acesso da população aos serviços do órgão.
Fiscalização em postos e integração com a segurança pública
Durante o Festival, o Ipem-AM participou de ação conjunta com o Procon-AM em postos de combustíveis, verificando o fornecimento correto dos volumes nas bombas e selo do Inmetro. A equipe também integrou a apresentação oficial das tropas da segurança pública, no Bumbódromo, reforçando o compromisso com a atuação articulada entre os órgãos do Estado.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo site ipem.am.gov.br/ouvidoria, ou pelas redes sociais do órgão:
Instagram – @ipem.amoficial | Facebook – Ipem Amazonas | X (Twitter) – @ipemamoficial
Foto: Divulgação/Ipem-Am
Tags:
Direito do consumidor