Os alunos da categoria Sub-12, da Escola Futebol Arte - EFA, de responsabilidade de Alessandro Gonçalves e Daniele Carneiro, vem intensificando os treinamentos físicos, técnicos e táticos visando a disputa da IberLeague Amazonas, que acontecerá em Manaus, no período de 3 a 7 de setembro, de 2025.
A equipe conta com apoio do Hotel Pérola, Paris Vidros, Arena Melo e EFA Performance. “São 15 atletas a serem inscritos e ainda não fechamos o elenco. Temos os nossos parceiros, estamos em busca de novos apoiadores, mas o nosso maior patrocinador são os pais”, afirma o treinador Alessandro.
O evento de futebol é considerado a maior competição de base do Norte do Brasil, atendendo atletas nas categorias que vão do Sub-8 ao Sub-14, com disputas de mais de 100 equipes no Clube do Trabalhador do Amazonas – SESI, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José I.
Para o treinador, essa participação inédita coloca Parintins em destaque no cenário esportivo regional, e é uma oportunidade de desenvolver o futebol local de base, permitindo enfrentar desafios maiores e elevarem seu nível de jogo. “Essa competição é muito importante para os atletas, tendo em vista que é a maior competição de base do Amazonas, e a nossa equipe será a primeira do município a participar. A expectativa é muito grande de toda a comissão técnica, dos pais e atletas. A gente vem conversando bastante, trabalhando a parte psicológica dos nossos atletas para os jogos no campo do SESI. Estamos trabalhando forte para obter bons resultados em Manaus”, ressaltou.
Preparação da equipe
Segundo Gonçalves, “estamos intensificando os treinamentos com alguns garotos, com a parte física na Arena Melo, trabalhando potência, força, velocidade, coordenação e agilidade. Na Arena Silvio Miotto, com a parte técnica e tática com bola”.
A IberLeague
A disputa é uma derivação de uma das maiores competições mundiais, o IberCup, fundado em 2010, com matriz em Portugal e atualmente presente nos 5 continentes. As ligas estão organizadas em diversas categorias e faixas-etárias, com a competição dividida em duas etapas, a regional e a nacional.
Texto e fotos: Kedson Silva
Tags:
Esporte e lazer