O Teatro ICBEU, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro, será palco no dia 27 deste mês do show “Brasil Profundo”, do cantor, compositor e diretor artístico Antônio Bahia. O artista, conhecido na noite manauara pela versatilidade, promete encantar o público com a combinação perfeita de MPB, Pop e os sons das manifestações folclóricas nortistas. O show acontece às 20h, com entrada gratuita.
O show tem como elemento fundamental o tambor, símbolo da ancestralidade e da miscigenação cultural do país.
“O espetáculo dialoga com referências rítmicas como carimbó, marabaixo, ijexá, além samba reggae, que tem forte influência na minha carreira. Vou apresentar um trabalho de maneira muito especial, acompanhado de músicos maravilhosos e referência. Tenho certeza que será um show incrível e que vai emocionar o público”, destaca. O espetáculo “Brasil Profundo”, é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
Entre as músicas do repertório do show estão ‘Sou de Nanã’, gravado com a cantora Márcia Siqueira, ‘Hiato’, feat com o Magaiver, e ‘Orixá dos Trovões’, que teve a participação de Cícero Antônio, que também assina a direção musical do show.
Acompanhando Bahia estarão os músicos Marcelinho (Trompetista), Ediel Castro (Contrabaixista), Serj Cruz (Guitarrista), Rafaela Bitencourt (Percussionista), Tatá Jatobá (Backing Vocal), Moza Cardoso (Percussionista), Francirley Gemaque (Trombonista), Gabriella Dias (Backing Vocal), Josias Jr. (Baterista), Tiozinho Solano (Tecladista), Caio Britto (Violoncelista), Crhistofer dos Santos (Saxofonista), Cícero Antônio (Percussão e Fluguel Horn / Solo) e Marcos Silva (Violonista). Rafaela Guimarães assina a direção de produção.
“Brasil Profundo”, diz ele, é uma convocação ao encontro com as raízes, sonoridades e com aquilo que forma o povo brasileiro. “Um espetáculo que valoriza artistas locais, promove acesso à cultura e convida o público a sentir, ouvir e viver o Brasil em sua profundidade”, acrescenta.
A construção do espetáculo foi baseada em uma pesquisa sobre manifestações como o Marabaixo, do Quilombo do Curiaú (AP), o carimbó da região de Alter do Chão (PA), entre outras expressões populares que formam o Brasil profundo. “O show convida o público a mergulhar nas sonoridades produzidas e consumidas na Amazônia, propondo uma experiência sensorial e afetiva que atravessa ritmos, histórias e ancestralidade”, conta. https://youtu.be/pjZSiaKij-w?si=KdjaZwApjbneCVNk
Tags:
Cultura