Reunião do Prosai leva esclarecimentos a famílias beneficiadas pelo programa, em Parintins


Em mais uma ação de relacionamento com a comunidade, a equipe de coordenação local do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) realizou, na quinta-feira (23/10), uma reunião com moradores do Beco Submarino, uma das principais áreas de intervenção do programa. O encontro aconteceu no Centro Social Irmã Marta, na rua Neil Armstrong, bairro Francesa. Cerca de 15 famílias participaram do encontro, que abordou desde o andamento das obras até as etapas do reassentamento.
 
O Prosai de Parintins é uma iniciativa do Governo do Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O projeto prevê a requalificação urbanística no entorno da Lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros. Além das obras de saneamento básico, que já estão em andamento, o programa vai reassentar 832 famílias, cerca de 4,1 mil pessoas, que vivem em áreas de risco de alagação. As soluções de moradia incluem 504 unidades habitacionais construídas pelo Governo do Estado e outras alternativas, conforme o perfil dos beneficiários.

O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, destaca que o encontro com os moradores teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de reassentamento das famílias, que vivem em áreas de risco ou insalubridade. “Nem todos conseguem se deslocar até o PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão) onde fica a sala do Prosai. Então, realizamos essa reunião na própria comunidade, para facilitar que os moradores tenham acesso às informações”, explicou. 
 
A aposentada Eurídice Santana da Silva, de 75 anos, moradora há mais de três décadas do local, demonstrou otimismo. “A gente fica ansiosa, mas tem que ter paciência. O que eles vão fazer já é uma grande coisa. Aqui é minha vida, eu moro há 33 anos e sou feliz em Parintins”, contou.

O morador Charley Teixeira, de 51 anos, avaliou de forma positiva o encontro que, segundo ele, serviu para esclarecer dúvidas e apresentar a amplitude do programa do Governo do Estado. “Tirei todas as dúvidas. Foi uma reunião tranquila e boa pra gente. Ficamos bastante esperançosos com o que ouvimos”, afirmou.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS