Governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual, inaugura Samic e reforça assistência social em Tapauá


O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (18/12), em Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), a entrega de novos cartões do Auxílio Estadual, a inauguração do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) e uma série de ações voltadas ao fortalecimento da política de assistência social no município. As iniciativas integram a programação comemorativa pelos 70 anos de Tapauá.

“O Auxílio Estadual é um benefício aprovado pela Assembleia Legislativa e é importante para garantir alimento na mesa daquelas pessoas que mais precisam. É um cartão que pode ser utilizado no mercadinho, na farmácia, o beneficiário pode ir e fazer as suas compras”, afirmou o governador Wilson Lima.

Ao todo, foram entregues 300 novos cartões do Auxílio Estadual, ampliando o alcance do maior programa de transferência de renda da história do Amazonas no município. O benefício garante segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade e fortalece a economia local, com recursos movimentados diretamente no comércio da cidade.

Para acessar o benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda per capita de até meio salário mínimo e ter 18 anos ou mais. Famílias chefiadas por mulheres, idosos, pessoas com deficiência ou com maior número de crianças têm prioridade na seleção. As informações e o acompanhamento do benefício podem ser feitos pelo portal auxilio.am.gov.br.

Zila Araújo, de 34 anos, foi uma das beneficiadas com um dos cartões do Auxílio Estadual Permanente. Ela conta que o valor veio em boa hora e que vai ajudar nas despesas da casa. Ela "Esse auxílio veio em boa hora, porque eu preciso mesmo. Nem eu e nem o meu esposo temos trabalho fixo, então vai ajudar bastante a gente", disse ela.

Samic

Na mesma programação, o governador Wilson Lima inaugurou a unidade do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) em Tapauá, ampliando a rede de proteção social do Governo do Amazonas no interior do estado. O espaço oferece atendimento humanizado a pessoas em situação de violência ou violação de direitos.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Samic conta com equipe psicossocial formada por psicóloga e assistente social, responsáveis pelo acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento das demandas aos órgãos competentes. A unidade funciona integrada à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.

"Nós vamos levar esse serviço, que vai se tornar jurídico também, onde vamos fazer atividades preventivas, atendimento psicossocial, fortalecendo a rede de proteção no município", explicou a assistente social Adriana Souza. 

Social

Além da inauguração do Samic, o Governo do Amazonas realizou a entrega de 500 cestas básicas e 100 kits Bebê para famílias em situação de vulnerabilidade social, reforçando as ações de segurança alimentar e apoio às gestantes no município.

A programação social também incluiu a entrega de 2.400 pacotes de absorventes higiênicos por meio do programa Dignidade Menstrual, destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de combater a pobreza menstrual e garantir dignidade a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Crédito Rosa também integrou a agenda, com a entrega de cheques a empreendedoras e a inauguração do primeiro Polo do programa em Tapauá. Atualmente, o município soma 80 mulheres beneficiadas, com investimento total de R$ 819,4 mil, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira.

Participaram das entregas em Tapauá o prefeito do município, Gamaliel Andrade; os deputados federais Adail Filho e Fausto Jr.; os deputados estaduais Alessandra Campelo e Adjuto Afonso; entre outras autoridades estaduais.

FOTO: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS