O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (18/12), a entrega de equipamentos, implementos agrícolas, insumos e documentos rurais para produtores de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), como parte da programação comemorativa pelos 70 anos do município. As ações integram a política do Governo do Amazonas de fortalecimento do setor primário no interior do estado.
As entregas contemplaram agricultores familiares, pescadores artesanais e associações produtivas, com investimentos viabilizados por meio de editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa).
Durante a agenda no município, o governador destacou o conjunto de ações realizadas pelo Estado. “Fazer entregas do social, do setor primário e fazer a inauguração da primeira etapa do Asfalto Amazonas, estamos trazendo dignidade, respeito para as pessoas”, afirmou Wilson Lima.
Pela Sepror, foram entregues motores estacionários, um triciclo, uma casa de farinha mecanizada, fornos, um kit de casa de farinha e motocultivadores, equipamentos destinados, principalmente, ao fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca, atividade estratégica para a economia local.
O Idam realizou a entrega de 120 documentos rurais, sendo 60 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 60 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), assegurando que agricultores tenham acesso a políticas públicas de fomento, crédito rural e assistência técnica.
E a ADS beneficiou produtores do município com a entrega de 15 kits roçado, dois aeradores para piscicultura, 1,5 mil sacos de ráfia e 1,2 mil mudas de café, ampliando as condições de produção agrícola e incentivando a diversificação de culturas.
Por meio da Sepa, foram entregues 30 filtros de água destinados à atividade pesqueira, contribuindo para melhores condições sanitárias e de trabalho aos pescadores artesanais de Tapauá.
Com recursos do FPS e apoio técnico do Idam, associações locais também foram contempladas, entre elas a Associação dos Agricultores das Comunidades Ribeirinhas do Município de Tapauá (Agricort) e a Associação das Manejejadoras, Manejadores, Pescadoras e Pescadores da Comunidade Redenção, que receberam equipamentos como motores, fornos, caixas d’água, mangueiras, embarcações e motores de popa, fortalecendo a produção, a organização comunitária e a geração de renda.
A presidente da Associação dos Pescadores, Pescadoras, Manejadores e Manejadoras da Comunidade Redenção, Suely Costa, foi beneficiada com as entregas feitas no município para o setor primário. Com a lancha e os motores recebidos, a presidente disse que vai facilitar a locomoção na região.
"Muito importante não só para mim, mas para todos os ribeirinhos, os pescadores que precisam. Foi como ganhar na mega-sena, porque era algo muito difícil da gente conseguir. Então isso vai facilitar muito, no caso da lancha, para as nossas reuniões, para as comunidades", declarou a presidente da associação.
Participaram das entregas em Tapauá o prefeito do município, Gamaliel Andrade; os deputados federais Adail Filho e Fausto Jr.; os deputados estaduais Alessandra Campelo e Adjuto Afonso; entre outras autoridades estaduais.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
Tags:
Política



