Comissão Julgadora do Carnailha reúne presidentes dos blocos para apresentação dos jurados da Corte




O encontro reuniu representantes dos blocos e aconteceu como parte da preparação para o Feirão dos Blocos e a escolha da Corte, que ocorrerá na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, na Praça Eduardo Ribeiro.

Além da apresentação dos jurados, também foram discutidos pontos importantes do regulamento da edição 2026, como a música a ser utilizada nas apresentações, o tempo de performance e outros critérios que influenciam diretamente na disputa para a escolha dos representantes de cada bloco.

Neste ano, a Prefeitura de Parintins adotou uma nova proposta para a escolha da Corte, priorizando ainda mais a transparência do processo. Diferente da disputa no Circuito do Carnailha, onde os jurados serão de outras cidades, a seleção da Corte contará com profissionais de Parintins, todos com atuação reconhecida em segmentos artísticos como dança, artes plásticas, figurino e outras áreas ligadas à cultura.

Durante a reunião, o presidente da ASCAP, Edmar Bittencourt, destacou a importância da participação dos blocos no processo. “Essa participação dos blocos já acontece desde o ano passado. É fundamental que eles conheçam antecipadamente os jurados, garantindo mais transparência. Esse alinhamento com a coordenação e com a ASCAP deu certo em 2025 e continuamos com essa mesma proposta em 2026”, afirmou.

O advogado e presidente da Comissão Organizadora do Carnailha 2026, Rafael Assayag, explicou como funciona a escolha dos jurados: “Para o julgamento da Corte, trabalhamos com artistas locais, todos com atuação em áreas diretamente ligadas à arte, como dança, artes plásticas e figurino. Apresentamos sete perfis artísticos aos presidentes dos blocos e, a partir deles, será realizado um sorteio para definir quatro jurados”, explicou.

Segundo Rafael, inicialmente seriam três jurados, mas após solicitação dos blocos e autorização do prefeito Mateus Assayag, o número foi ampliado para quatro, tanto para a escolha da Corte quanto para os julgamentos no Circuito do Carnailha.

Ele também ressaltou que os blocos terão um prazo de 24 horas para analisar os perfis apresentados. “Os presidentes poderão avaliar a vida pessoal e as redes sociais dos jurados, sempre prezando pela isenção e pela transparência em todas as etapas, para evitar qualquer tipo de conflito e garantir que o resultado reflita aquilo que foi apresentado pelos candidatos e candidatas”, completou.

Texto: Júlio Butel – SECOM
Fotos: Yuri Pinheiro - SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS