Rede municipal de saúde se mobiliza para garantir assistência durante o Carnailha 2026


A Prefeitura de Parintins preparou uma ampla estrutura de saúde para atender foliões e trabalhadores durante o Carnailha 2026. Ao todo, cerca de 300 profissionais da área da saúde estarão mobilizados em diferentes frentes de atendimento e prevenção, com serviços funcionando de forma integrada entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Central de Resgate, Hospital Jofre Cohen, Vigilância em Saúde e Banco de Sangue.

O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, destaca que a rede pública foi organizada com atendimento reforçado para garantir assistência aos foliões durante todos os dias do Carnailha. “Nós teremos a Unidade de Pronto Atendimento de Parintins atuando durante todos os dias do evento que acontece no Carnailha. Além disso, nós teremos a estrutura do Serviço de Resgate, a estrutura do Hospital Jofre Cohen, uma estrutura fortalecida para que, caso haja a necessidade de atendimento, seja realizado o suporte de urgência e emergência”, reforçou o secretário. 

Samantha Sampaio, diretora da UPA, ressalta que a unidade terá horário estendido e equipes completas durante a programação carnavalesca, assegurando atendimento médico aos brincantes que precisarem de assistência. “A gente está preparado com todos os nossos servidores e na semana do Carnaval também estendemos o atendimento até 3h da manhã, já na operação do Carnailha. A equipe da UPA está preparada para receber o brincante se ele precisar de atendimento médico”, enfatizou a diretora. 

A unidade contará com escala extra de profissionais e suporte da equipe de resgate para transferências, quando necessário, ao Hospital Jofre Cohen, que estará de prontidão para atendimentos de maior complexidade.

A estrutura de saúde contará também com ações de prevenção e cuidado, como distribuição de preservativos e orientações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) que são estratégias gratuitas para prevenir a infecção pelo vírus do HIV, disponíveis na rede de saúde e na UPA para casos indicados.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, explica que as ações preventivas já estão em andamento e incluem controle vetorial para garantir ambientes mais seguros durante o Carnailha. “Nós estamos realizando o controle vetorial nos principais pontos onde há concentração de pessoas. E você, que é responsável, presidente de bloco, que queira fazer o seu evento, estamos divulgando pra que você faça a solicitação na vigilância em saúde no horário de 8h às 12h, de 14h às 17h, que a equipe vai lá fazer todo o trabalho de borrifação, visto que nós estamos período endêmico e sazonal”, reforçou Elaine. 

A coordenadora completa que as ações também abrangem a fiscalização sanitária e a orientação aos estabelecimentos que irão atuar durante o evento, com foco na segurança alimentar e no consumo responsável de bebidas. “Estão sendo realizadas inspeções sanitárias em bares, lanchonetes, restaurantes e em todo serviço de alimentação. Da mesma forma, os blocos que estão realizando suas atividades podem fazer a solicitação de autorização e, atrelado a isso, nós estamos trabalhando também a nota técnica de prevenção à intoxicação por metanol, voltada para questões relacionadas às bebidas, principalmente as destiladas”, completou a coordenadora.

Texto: Jackeline Carvalho -SECOM
Foto: Eder Repolho 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS