Diretoria e associados do Movimento Amigos do Garantido (MAG) realizou, nesse sábado (31), uma reunião de trabalho com o objetivo de reformular e aperfeiçoar o estatuto da entidade. Com 52 artigos, o documento precisa passar por atualização de acordo com os preceitos do Código Civil Brasileiro e da Lei do Voluntariado (9.608 de 1998). O evento foi realizado no auditório Sônia Barreto, na Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Durante pouco mais de quatro horas, todos os artigos foram relidos tendo sido discutidas os principais necessários. Pela avaliação da diretoria, foi uma ação produtiva em que o apoio dos associados foi fundamental para o bom resultado final. “A gente está num processo democrático. Então, que as pessoas fazem, participam, definem da forma que vai ficar no estatuto. Então, eu estou muito feliz. Pela participação das pessoas. A gente só fez incluir e unificar os artigos em relação ao código civil e à lei do voluntariado”, avaliou a presidente do MAG, Ana Cláudia Santos.
A mesma opinião teve a vice-presidente, Ana Lúcia Holanda, que avaliou a reunião como positiva pelo nível de participação dos associados. “Muito positiva e muito produtiva, porque muitos vieram aqui, participaram, deram suas opiniões, e isso é democracia, transparência, e a gente está muito feliz”, afirmou Ana Lúcia.
Novidades
A jornalista Christianne Reis, associada do MAG, destacou importante que, entre as inovações do novo texto estatutário, vem a definição das mídias sociais da entidade como patrimônio da Associação Cultural Movimento Amigos do Garantido. “As mídias sociais são patrimônio material dos movimentos, das associações. Isso foi uma das coisas muito importantes e, tipo, inovadoras que hoje foi colocado. É muito importante, tanto pra comunicação, mais ainda pro movimento, porque em muitos momentos as pessoas se acham donas daqueles espaços, desses instrumentos”, destacou Reis.
Associada das antigas, com experiência até de ter exercido o cargo de presidente, Eliana Vasconcelos, disse que a valorização dada à participação dos associados é muito importante. “Estamos avançando cada vez mais por essa diretoria estar dando oportunidade da gente ter voz ativa dentro do movimento. Estávamos precisando disso: participar de um assunto tão importante que é o nosso estatuto”, afirmou Eliana.
A também ex-vice presidente Welciane Jacinto, disse que o trabalho realizado nessa manhã de sábado foi muito importante. “Houveram as mudanças necessárias dentro do nosso estatuto, concedendo os direitos e direitos de nós, associados. Espero que não tenham mudanças somente dentro do estatuto, mas dentro de nós, associados, pra que a gente faça as ações do MAG, não somente na capital, mas em todo o interior do estado”, avaliou
História
O Movimento Amigos do Garantido (MAG) é a entidade cultural que representa a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, em Manaus. Em fevereiro, o MAG completa 30 anos de fundação, uma história que começa com a reunião de alguns parintinenses nascidos na ilha, moradores de Manaus, com o intuito de divulgar o boi da baixa na capital. Informações sobre a entidade podem ser obtidas no site oficial, no endereço www.movimentoamigosdogarantido.com.br .Nas próximas semanas, o calendário oficial dos eventos do Garantido na capital será anunciado pela diretoria do MAG.
A diretoria do MAG, está composta atualmente dessa maneira: Ana Cláudia dos Santos (Presidente), Ana Lúcia Holanda (Vice-Presidente), Gérnia Maria Pereira dos Santos (Diretora Administrativa), Keilah da Costa Gomes (Secretária-Geral), Anne Karoline da Costa Rezende ( Diretora Financeira), Rivaldo Pereira de Jesus (Diretor de Eventos) e Aldimir de Lima Simplício (Diretor de Projetos).
Texto e fotos: Arnoldo Santos
Assessoria de Comunicação do MAG
Tags:
Cultura



