![]() |
Texto: Assessoria de imprensa- Foto: Rafaela Pimentel |
O projeto “Caravana Amazônica”, uma iniciativa artística e cultural do Estúdio Buriti Artes e Quadrinhos de Parintins, realizou uma visita de intercâmbio cultural em duas aldeias do território indígenas Sateré Mawé, nas regiões Marau e Andirá, no sábado (23/04). O projeto teve início no dia 16 de abril.
Ação faz parte do encerramento do projeto e foi desenvolvida durante a programação alusiva em comemoração ao mês dos povos da floresta, a convite do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), do coordenador do Instituto Cultural Ajuri (Inca), Marcos Moura, e pelas escolas da aldeia Ponta Alegre, apoiadas pela prefeitura de Barreirinha.
O intercâmbio cultural durou dois dias e foram marcados por oficinas de desenho, música, danças, entre outras atividades ofertadas pelo Instituto Ajuri, Estúdio Buriti e demais colaboradores para os povos originários.
O Estúdio Buriti ainda distribuiu exemplares da revista “Histórias e Mitos Indígenas da Amazônia” para as escolas das duas comunidades indígenas.
“Fomos muito bem recebidos pelas crianças, jovens, pelos líderes indígenas com muita gratidão e carinho. Nós sempre estamos falando sobre os povos da floresta em nossa arte, mas essa foi a primeira vez que tivemos a experiência de poder conhecer de perto. Dois dias é muito pouco para aprender mais e compartilhar com eles, ainda assim foi muito bom e importante para nós”, disse Rafaela Pimentel, uma das coordenadoras do Estúdio Buriti.
Mantendo seus valores quanto de enaltecer a cultura local e a luta dos povos originários, o Estúdio Buriti, que tem como coordenadores o artista Levi Gama e a artista e intérprete Rafaela Pimentel.
“Caravana Amazônica”
A “Caravana Amazônica” de intercâmbio cultural, reuniu integrantes do movimento Grupo da Periferia, pesquisadores, mestres populares e artistas para contribuir e reforçar o incentivo na divulgação da luta e perseverança dos povos indígenas em todas as esferas da sociedade.