![]() |
Texto e fotos: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
Os coordenadores da Comunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira de Parintins realizam rodas do jogo acrobático abertas ao público em geral, a partir de dois anos de idade, na área externa do Complexo Bendito Azedo, no bairro Palmares, sempre nos sábados, a partir das 18h.
De acordo com uma das idealizadoras da iniciativa, Taisse Pinheiro, que tem como nome de batismo na capoeira "Andorinha", as pessoas interessadas em desenvolver ou indicar alguém para a prática do esporte acrobático é só procurar o grupo na Praça Benedito Azedo.
"Nosso objetivo é estimular a arte da capoeira, seja nas crianças, adolescentes, jovens e adultos, ressaltou Andorinha.
As aulas são sempre muito animadas, um misto de seriedade e brincadeira entre os participantes, principalmente as crianças. As rodas são movimentadas ao ritmo do berimbal, atabaque e pandeiro, instrumentos de percussão indispensáveis no jogo de capoeira. Cânticos específicos para as acrobacias são entoados o tempo todo.
Além de Taisse, que também é instrutora de capoeira do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, unidade de Parintins, outros mestres graduados participaram do projeto e ensinam, de forma gratuita, as técnicas da capoeira, que atualmente se tornou uma competição oficial olímpica.