Prefeito Mateus Assayag investe na qualificação profissional para geração de emprego


Incentivando a autonomia financeira, a inclusão produtiva e a inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Parintins abriu oficialmente os Cursos de Corte e Costura nas modalidades básico, intermediário e avançado, acessórios bovinos e artesanato do Centro de Costura “Dona Cota”. A qualificação atende 90 pessoas inscritas dentro do projeto que visa transformar Parintins em polo de serviços do Baixo Amazonas.

No Centro do Idoso “Pastor Lessa”,  o prefeito Mateus Assayag e a vice- prefeita Vanessa Gonçalves, os vereadores Flávio Farias, Fabio Cardoso e secretários fizeram o acolhimento, abrindo portas para o  empreendedorismo.

A  administradora de empresa, Suzana Bulcão, palestrou com o tema “Empreendedorismo e Empoderamento”. Os cursos foram articulados por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas. 

Acreditando no seu potencial de aprender e empreender, Lorena Soares, da Associação LGBTQIA+, vive a expectativa de obter conhecimento no setor artístico. “Eu direcionei para o artesanato, que pra mim é muito importante. Tem o festival chegando e como eu amo usar acessórios, brinco, colar, cocar, pulseiras, quero aprender e gerar uma renda extra com meus próprios produtos”, destacou.

A capacitação e o apoio à população desempregada são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Parintins. Nesse contexto, o prefeito Mateus Assayag anunciou a criação da Escola de culinária de Parintins, a Escola Municipal de Capacitação Técnico Profissional, a Escola de Turismo e Cultura, a ampliação do Centro Dona Cota e feiras de empreendedorismo.

“Um dos gargalos que temos aqui é a geração de emprego. Estamos encarando de frente o problema, queremos distribuir uma economia forte em Parintins. Para isso, a Prefeitura, o nosso governo, está fazendo ações voltadas para esse setor”, destacou o prefeito.

Mateus planeja capacitar, gerar produtos e exportar mão de obra qualificada. “Vamos preparar a juventude, os adultos, idosos, ofertar mão de obra qualificada,  vender serviços e minimizar esse problema que temos de gerar emprego, através do incentivo da prefeitura, do empreendedorismo e negócios”,  pontuou.

O investimento também passará pela escola municipal de turismo e cultura para treinar e capacitar as pessoas para fazer o receptivo e o trade turístico. Trabalhar a hospedagem, a rede de restaurantes, o comércio, o transporte”, acrescentou o executivo municipal.

Para a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, quem passa pelas mãos dos profissionais do Centro Dona Cota tem a vida transformada. “Os cursos fazem a diferença na vida das pessoas. Essa oportunidade que o governo está dando ajuda na busca de desenvolvimento e sonhos . A gestão Mateus e Vanessa valoriza o trabalho de vocês. Estamos dando a oportunidade de serem profissionais de excelência, essa é a nossa missão”, ressaltou.

Os vereadores Fabio Cardoso e Flávio Farias elogiaram a gestão pela sensibilidade em entender quanto o emprego e a renda são importantes, principalmente, nesse período que antecede o festival.

“O Mateus é um jovem que está com muita vontade e revolucionando a política. Quanto mais profissionalizar, mais vai circular dinheiro na cidade. Ele tem nosso apoio pela competência, experiência que está fazendo a diferença”, disse o vereador Flávio Farias .

A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Zeila Cardoso, enfatizou que o momento é desafiador. “Quando a gente fala de investimentos, falamos de crescimento e desenvolvimento social, mas é preciso trabalhar autonomia, a inclusão das pessoas no mercado de trabalho, esse é o objetivo do Centro de Costura Dona Cota. Pessoas que passaram pelo Dona Cota hoje são empresários, criaram empreendimentos no segmento de malharia, ateliês, artesanato e, hoje, sobrevivem no mercado”, concluiu.

——-

Texto: Josene Araújo - SECOM
Foto: Pedro Coelho - SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS