A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (13) à primeira Jornada de Cirurgia Oftalmológica da atual gestão, realizada em parceria com a Cohen Oftalmologia. A ação vai beneficiar 50 pacientes, em sua maioria idosos, com cirurgias de catarata, uma das principais causas de cegueira no Brasil. A cerimônia de abertura aconteceu no Centro do Idoso e contou com a presença da prefeita em exercício Vanessa Gonçalves, do secretário de saúde Clerton Rodrigues, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, servidores da saúde e pacientes.
Esta é a quarta Jornada de Cirurgias Eletivas promovida pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, sendo a primeira voltada exclusivamente à saúde ocular. Com isso, o município se aproximava da marca de 400 pacientes atendidos pelo programa de cirurgias eletivas, que também contemplou outras especialidades.
Durante o evento, a prefeita em exercício destacou o compromisso da gestão com o bem-estar da população e agradeceu aos parceiros envolvidos. “Nossa primeira jornada oftalmológica, sendo que nós já fizemos outras jornadas de cirurgias, tanto a bariátrica, quanto também de vesícula, mas agora estamos fazendo a abertura da jornada oftalmológica. Nós queremos agradecer a todos, ao doutor Marcos Cohen pela parceria com a Prefeitura, ao secretário Clerton e aos demais profissionais da saúde. Temos essa responsabilidade e o dever de cuidar bem das pessoas. Serviços essenciais como esse são de suma importância para o nosso povo parintinense”, afirmou Vanessa Gonçalves.
O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, enfatizou o avanço das políticas públicas de saúde no município e o foco na qualidade dos serviços prestados. “É uma satisfação muito grande podermos disponibilizar esse serviço à população de Parintins. Serão 50 famílias beneficiadas, especialmente nossos idosos. O objetivo da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa é ampliar, qualificar e garantir o acesso à saúde de qualidade. Isso faz com que nosso sistema de saúde se destaque no interior do Amazonas”, declarou Clerton.
Entre os pacientes beneficiados está o pescador Mateus de Castro, de 70 anos, que aguardava há quase oito anos pela cirurgia. “Eu agradeço, primeiro, a Deus. Estou esperando há muito tempo pra operar minha vista. Hoje estou tendo essa chance. Agradeço muito por essa oportunidade. Amém”, disse emocionado.
Texto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Fotos: Arlinson Cruz
Tags:
Saúde